21 de out. de 2019

Estamos entre as 125 Escolas Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa


6ª edição - 2019
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Escolas públicas de todo Brasil são convidadas a participarem. Os professores inscritos recebem um percurso formativo pelo site - Escrevendo o Futuro-, em sala de aula põem em prática as oficinas propostas por esse projeto que acontece a cada dois anos e tem a finalidade de valorizar os docentes e discentes assim como suas produções textuais fomentando as habilidades do gênero textual.
Os textos passam por várias etapas como a escolar, municipal e estadual. Os melhores textos selecionados participam da premiação “textos semifinalistas” que ocorre em uma capital do país. Este ano acontece em São Paulo.
O tema da competição, que recebeu mais de 170 mil inscrições, é "O Lugar onde vivo". Os textos nas categorias poema, memórias, documentário, crônica e artigo de opinião.

Esse ano 2019 a Escola João Custódio da Luz teve o prazer e a honra de ter todos os gêneros textuais (Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário) classificados na etapa municipal em que participaram praticamente todas as escolas públicas de Rio do Sul. A professora Daniela Thibes dos Santos trabalhou com os gêneros Crônicas e Memórias Literárias e o Professor Luciano Dias com os gêneros Documentário e Artigo de Opinião.

A aluna Isabelly dos Santos com orientação da docente Daniela Thibes dos Santos da escola EEB DEP. JOÃO CUSTÓDIO DA LUZ situada em Rio do Sul SC teve destaque em seu texto, sendo assim conseguiu passar por todas as etapas com o gênero textual - Crônica - e agora ambas viajam para São Paulo a fim de participar do grande evento e de seu percurso formativo que conta com diversas oficinas, palestras, livraria, premiação etc.

“Fico muito feliz em participar do evento em São Paulo junto com minha aluna, pois sei que isso vai ser marcante tanto para mim quanto para Isabelly. No fundo eu já estava confiante no resultado, pois tive que sair de minha zona de conforto, elaborar uma sequencia didática, estudar e incentivar os alunos. Posso afirmar que muitos estudantes da escola onde eu leciono realizaram ótimos textos, mas era só um que podia representar a unidade escolar. Eu como educadora fico contente em conseguir alcançar meus objetivos em sala de aula, e ainda viajar com minha aluna representando a escola e o município.” Diz Daniela professora da escola João Custódio.
 Participaram da edição deste ano mais de 42 mil escolas, com alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de 4.900 municípios.
A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário