No México, o Dia dos Mortos é celebrado durante dois dias em 1 de novembro, chamado Dia de Todos os Santos, quando as almas das crianças chegam e em 2 de novembro, o Dia dos Mortos, é quando os adultos chegam. (...)
As origens da celebração do Dia dos Mortos no México remontam à época dos povos indígenas da Mesoamérica, como os astecas, maias, purpechas, nahuas e totonacas. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais foram realizados por essas civilizações pelo menos nos últimos 3.000 anos, era comum manter os crânios como troféus e mostrá-los durante os rituais que simbolizavam a morte e o renascimento.
O festival que se tornou o Dia dos Mortos caiu no nono mês do calendário solar asteca, perto do início de agosto, e foi comemorado por um mês inteiro. As festividades foram presididas pelo deus Mictecacihuatl, conhecido como a "Senhora da Morte" (atualmente corresponde a "La Catrina"). As festividades foram dedicadas à celebração de crianças e a vida de parentes falecidos
Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América no século XV, eles ficaram apavorados com as práticas pagãs dos povos indígenas, e na tentativa de converter os nativos americanos ao catolicismo mudou o festival até o momento no início de novembro, para coincidir com Festivais católicos de All Saints 'Day e All Souls.
http://www.dias-festivos-mexico.com.mx/dias-feriados/dia-muertos/
Nas aulas de espanhol, a Professora Daniela Tribes dos Santos trabalhou este tema com seus alunos de espanhol, demonstrando a cultura dos povos de língua espanhola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário