7 de abr. de 2017

O reflexo vira Matéria

A instalação "O Reflexo vira Matéria", criada pelos alunos do 2º ano 1 do EM, na disciplina de artes, com a professora Angela Melim, no propósito de separação de dois fenômenos que fazem dois fenômenos que fazem parte da vida humana: o tempo e o momento. O trabalho propõe ao espectador uma reflexão sobre as diferenças, semelhanças e principalmente a sua interação sobre o pensamento e o comportamento antropológico. O nome da obra dá se ao fruto do pensamento, o conteúdo reproduzido quando obtemos não somente a nossa visão física diante do espelho, porém também a nossa reflexão intelectual.






A exposição do trabalho “O Reflexo vira matéria” foi realizado no dia 08/04/17 juntamente com o Dia da Família na Escola. Ao entrarem na instalação pais, alunos e professores interagiam tocando nos espelhos, fotos e figuras, e como proposto refletiam sobre o tema que o trabalho sugeria. Ao saírem, haviam papéis e canetas para que expressassem suas ideias acerca do fruto de sua imaginação a partir de perguntas como “Quais foram suas primeiras impressões? ”, ou “ Que reflexão foi sentida a partir do ambiente? ”  As respostas que obtivemos são as seguintes:

“A impressão que tive foi que estava revivendo muitos momentos que já vivi, nas fotos me vi, com pais, filhos, pessoas que fizeram parte de minha existência.
Outra impressão que tive é que deixei para trás muitas coisas boas por ter pressa e não valorizar o tempo, sendo que o tempo é o que fizemos dele.
“Devemos valorizar cada segundo”
“O tempo não volta”
“Evoluímos tanto a fim de nos tornarmos tão selvagens? ”
“Cada momento é único e sempre irá ficar na memória e no coração. Devemos cuidar pois o tempo passa depressa e não podemos mudar isso. ”
“Primeira Impressão: Tudo ‘solto’, livre.
Segunda Impressão: “A liberdade se faz no momento de cada tempo! ”
“Dúvida Certeza. ”
“A vida é curta para nós ficarmos guardando raiva, ódio das pessoas. Temos que aproveitar o máximo de nosso tempo. “
 Os alunos do 2º ano 1, agradecem gentilmente todos os que participaram diretamente, e indiretamente da construção e interação do projeto. Esperamos que a reflexão sirva de matéria para nosso pensamento em constante evolução. Texto produzido pela aluna: Julia Mattos Siqueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário