19 de jul. de 2016

João Custódio no site da Secretaria de Estado da Educação

Nossa Escola virou notícia no site da SED (Secretaria de Estado da Educação) pelos trabalhos desenvolvidos junto aos alunos do PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem) com os professores Luciano Dias e Juliana Zanardi.


Você pode conferir a matéria na íntegra abaixo:


Escola de Rio do Sul trabalha PENOA de forma diferenciada
Escrito por Dafnée Canello – Ascom

Entre os diversos programas em destaque oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina está o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), que já beneficiou mais de 40 mil estudantes em todo o Estado. Este ano a Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz, de Rio do Sul, desenvolveu três projetos dentro do Programa, com o intuito de multiplicar e reforçar ainda mais o conhecimento adquirido.

A escola, atualmente, atende no total de 21 alunos no programa, das turmas dos 7º, 8º e 9º anos. Antes das atividades serem iniciadas, foi realizado um diagnóstico da turma, com atividades escritas, orais e de raciocínio lógico. “Por meio dessas atividades diagnósticas e também de muito diálogo com a turma começamos a traçar um plano de trabalho pedagógico”, conta a professora de matemática, Juliana Zanardi.

O primeiro projeto teve como foco as regras de convivência na escola. No reforço de língua portuguesa e, após reflexões, debates e pesquisas no laboratório de informática sobre o tema na busca de esclarecer e convencer tais regras os estudantes produziram cartazes e fixaram nos murais da escola. Em matemática foram trabalhadas as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) de forma problematizada e questões de raciocínio lógico.

Com o intuito de reforçar ainda mais os conteúdos já estudados na disciplina de matemática, no segundo projeto os alunos se reuniram com os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com jogos matemáticos, com ênfase no raciocínio lógico. Os alunos do PENOA pesquisaram, repassaram orientações às turmas no momento da socialização dos jogos.

No terceiro projeto o tema abordado foi sobre receitas culinárias. Na matéria de português foi abordado o gênero receita e a maneira de preparação das mesmas por meio da criação de manuais de instrução. Foram também realizadas atividades sobre os verbos no imperativo, visto que é o modo verbal mais encontrado em livros de receitas. Em matemática trabalhamos as quantidades, principalmente as frações que também são encontradas com frequência nesse gênero textual. Para finalizarmos fizemos um bolo com a participação e a degustação de todos.

O aluno Pedro Henrique Bento, do 8º ano, conta que o engajamento dos professores e as novas práticas de ensino foram fundamentais para o bom desempenho tido após a participação no PENOA. “Depois que entrei no programa presto mais atenção nas aulas, consigo me concentrar com mais facilidade, e minhas notas melhoraram bastante. Adorei participar dos jogos das crianças, é uma forma de diversão e aprendizado ao mesmo tempo”, complementa.

“Estamos percebendo uma melhora no rendimento dos alunos em relação ao ano passado, pois dos 21 alunos que estão frequentando o PENOA, apenas cinco alunos estão com média abaixo de seis. Considerando até o presente momento os dois primeiros bimestres de 2016”, afirma o professor de português, Luciano Dias.

O PENOA

O PENOA é mais uma possibilidade, entre as muitas ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED), do estudante da Educação Básica lograr efetivo êxito em sua aprendizagem das habilidades de leitura, produção textual e cálculo e, consequentemente, com a consolidação dessas, lidar com o conhecimento nas diferentes áreas.

As pesquisas relacionadas à aprendizagem em âmbito escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 04/2010) orientam e enfatizam a importância da oferta de novas oportunidades de aprendizagem sempre que o estudante apresentar lacunas de conhecimento ou alguma dificuldade de aprendizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário